Nothing but the truth
Um workshop essencial para seu museu ou centro cultural
A gestão estratégica de marca é algo muito além de uma logomarca, tipografia ou conjunto de códigos visuais – mas como algo vital para as organizações de cultura. Todos os pontos de contato são importantes para a experiência dos diferentes públicos. Este é um workshop enfocado no conceito de diferenciação radical para potenciar o pensamento crítico sobre as transformações do panorama cultural e potencializar o poder dos profissionais que trabalham em (ou para) museus ou centros culturais.
Altamente recomendado para gestores de museus e centros culturais, designers, educadores, criadores de conteúdo, gerentes de mídias sociais, profissionais de comunicação e marketing.
A partir de exemplos recentes de museus em todo o mundo você tem a oportunidade de discutir:
• O que é branding? Qual a importância do gerenciamento estratégico de marca? Esclarecendo os conceitos básicos.
• Compreender o que é a essência de uma marca e como ela se aplica a todos os programas de uma instituição cultural: do educativo à curadoria e ao serviço de atendimento.
• Como podemos pensar em um novo tipo de branding específico para o segmento cultural, orientado para a construção de relacionamentos significativos de longo prazo com os públicos?
• Qual pode ser o Ethos da instituição? Como encontrar seu espaço único no mundo? Como uma organização pode ser mais mais aberta, inclusiva, acessível? Como aplicar a essência de marca a cada ponto de contato com os públicos?
The ideas of a ‘culture’ and ‘brand’ don’t naturally go together. People tend to associate ‘culture’ with institutional integrity, and ‘brand’ with commercial exploitation. Today we are coming to recognise that branding – far more than a logo, font, or another visual identity guideline – if properly understood and properly used, is vital to cultural institutions.
Highly recommended for senior and junior managers, designers, educators, content creators, social media, marketing and communications professionals.
Using recent examples of museums around the world, you’ll discuss:
• What branding is, what it’s not. The critical concepts of Focus, Differentiation, Relevance, Authenticity and Recognition.
• Understand how to find your Radical Differentiation and how it applies to your institution’s programs – from education to curatorial and visitor services.
• How we can think of a new shape of branding specific for cultural institutions: focusing on strong, meaningful, lasting relationships with the audiences.
“Very good content and overall interaction with participants”.Workshop in Biomuseo – Panama
“Escuchar para luego actuar. Muy buena la exposición y la energía que nos regalo. Entendí lo que es el branding y como aplicarlo a un museo”.Workshop in Laboratorio TyPA 2016 – Buenos Aires